terça-feira, 12 de abril de 2011

SOM FLAT


O QUE SERIA UM SOM FLAT?

A Palavra FLAT escrita em inglês tem vários sentidos e em vários seguimentos, na construção civil, na música escrita, na marinha, geografia, etc.Basta vocês fazerem uma pesquisa rápida no Google ou um tradutor de texto e verá esses exemplos, mas na linguagem nossa da mixagem tanto no estúdio como no show ao vivo, essa palavra FLAT tem o significado de neutro, sem alterar o som original ou o ponto de partida de um equipamento, ex: mesa de som, equalizador gráfico, ajuste de efeitos em geral.
Na maioria das mesas digitais você encontra a função FLAT para que o seu equalizador volte a sua posição inicial [eletrônica, eletricidade] ponto plano em um comutador, resultante de desgaste. Agora vamos falar de timbres de instrumentos principalmente os eletrônicos (pedais e amplificadores de guitarras, baixo, teclados e processadores de efeitos em geral) que são sempre motivo de preocupação para nós técnicos e produtores musicais.

  















Exemplo da posição flat no equalizador de uma mesa analógica.


 Exemplo da posição flat em um pedal de guitarra analógico.
 
Mais como de costume as pessoas se confundem muito quanto ao sentido desse ajuste quando se trata de mixagem de um disco ou de um show ao vivo. Não faz muito tempo em que fui convidado para fazer uma mixagem de um show de uma cantora amiga minha aqui na cidade, e no Checking Áudio (Passagem do som), depois de checar a parte percussiva da banda fui para os intrumentos de cordas e outros instrumentos: Sanfona, teclado, baixo, guitarra e um violão de 12 cordas tudo normal até chegar a vez desse violão de 12 cordas. O Músico usava em seu violão um pedal de efeito mais comum em guitarras e a sua maneira de programar os efeitos e timbres do pedal que na verdade era um processador de vários efeitos pra guitarra, ele tinha uma visão muito particular dos timbres e volumes dos bancos do som de seu pedal, mais no contexto geral da mixagem entre os outros instrumentos a cada mudança de ajuste ou banco, sujava (misturava o som geral) da mixagem. Falei com ele sobre o problema e a resposta dele pra mim foi deixa flat na mesa... Ou seja, ele tem uma idéia super equivocada do assunto. Vou explicar porquê. 

EXPLICANDO MELHOR
Enquanto o músico só trabalhar com o som do seu instrumento, nós técnicos trabalhamos com todos os intrumentos juntos e numa mixagem de um show ao vivo você não tem a comodidade de um estúdio no qual você pode pegar aquele som que está uma hora mais alto ou mais baixo e ajustar ele no lugar certo através de recursos como AUTOMAÇÃO. Ao vivo você precisa trabalhar em conjunto ( Por isso que chamavam assim as bandas antigamente). 
Para que o plano sonoro seja o mais parecido com o disco que você escuta em casa. Para você que pensa que um técnico de som ao vivo só faz checar se ta chegando o instrumento e passa o resto da noite tomando cerveja e paquerando, tá enganado ele faz parte da banda ele trabalha todo o show. 

Portanto o FLAT é uma palavra com vários sentidos em muitas áreas e no nosso caso o som tem vários exemplo de uso dessa palavra. Por exemplo uma caixa de som de referencia num estúdio. Usa-se o termo flat pra dizer que aquela caixa de monitor de referência não tem coloração no seu som (Agudos ou graves em excesso), no P.A. (Sistema de caixas de som endereçadas ao público). Quando agente faz o alinhamento desse sistema a finalidade é deixar o mais equilibrado possível as freqüências de graves, médios graves, médios agudos e agudos, ou seja FLAT na linguagem do engenheiro de áudio. 
Espero ter ajudado aos amigos nessa pequena conversar sobre áudio. 

Por Thadeu Alves 

Um comentário:

  1. Muito bom, esclareceu muito do que os técnicos de som sofrem com músico amador.

    ResponderExcluir