quarta-feira, 20 de abril de 2011

A DIFÍCIL ARTE DE SER ORIGINAL


Caros amigos músicos, técnicos e demais amantes do mundo do áudio, muito se escuta falar sobre o que faz um grande artista.
Mas em geral a quantidade de aspirantes a grandes nomes do cenário musical pop ou alternativo que ainda não percebem a diferença entre ser original ou em apenas ter boa técnica é muito grande.
De fato não é fácil encontrar "um caminho" quando o assunto é ser original.


                       GARIMPANDO E LAPIDANDO 


Que tem muitos cantores e bandas boas escondidos atrás da falta de oportunidade isso não é novidade!
Em meus trabalhos como produtor musical tenho observado sempre a seguinte questão, que muitas vezes alguns teem muitas limitações técnicas, mas tem criatividade e originalidade de sobra, em outros casos é o contrário, muita técnica mas pouca alma e originalidade!
Um dos meus grandes desafíos na produção de um projeto, seja single ou album completo, é justamente buscar trazer a tona o que há de melhor do artista.
Pra isso procuro descobrir em primeiro lugar se o material composto é bom, esse já é um grande indicador se o trabalho vai ser realmente legal ou não.
Depois visualizar os arranjos que melhor vão se encaixar no material e fazer uma "estrutura" bem feita e coerente de todas as idéias, e partir para execução e interpretação propiamente ditos.

                          UM BOM EXEMPLO


Um bom exemplo do que citei sobre originalidade é o programa para novos talentos, Ídolos, pois lá vemos vários "níveis" de qualidade técnicas e artísticas de cada candidato.
Alguns realmente não possuem nenhuma vocação para cantar, e falta muita coerência e autocrítica, mas a parte que mais interessa analizar aqui é justamente o "felling" dos jurados em distinguir quem apenas canta bem de quem realmente interpreta com personalidade e distinção, e claro com consciência e técnica também.
Outro detalhe mais interesante é que muitos dos candidatos eliminados já na primeira etapa são cantores da noite e até já são profissionais.

                              AUTOCRÍTICA

Então meus nobres amigos, muita atenção em si mesmo, muita autocrítica, não se guie apenas pelos elogíos feitos por familiares e amigos, que com todo respeito, não são do ramo e não entendem a diferença entre as diferentes qualidades que um artista precisa ter pra realmente poder ser um dos bons!
Eu particularmente falando sempre usei e uso um dito popular que diz: Em terra de cego quem tem um olho é rei.
Desde minha iníciação na música, gostando ou não, procurei refletir sobre as críticas feitas a minha maneira de cantar, tocar, compor.Já tive até a oportunidade de ouvir elogíos e críticas de grandes músicos do cenário nacional, e isso tem me ajudado como referência de mim mesmo, o que tenho que melhorar a cada dia!

               O QUE É DE VERDADE EM VOCÊ
                               Lady Gaga: http://thegloss.com/beauty/gallery

Não deixe a tentação de querer parecer com um determinado artista lhe pegar, pois até aquelas pequenas "falhas" na sua forma de cantar, tocar ou mesmo quebrar algumas "regras" impostas por certos padrões podem ser sua marca pessoal, sua impressão digital, só você vai ter!
Quero citar dois exemplos:
Já pensou se Lady Gaga fosse apenas mais uma cantora "estilisticamente" correta?
O que seria de Elvis Presley sem aquele jeito caipira de ser combinado com sua fúria juvenil e ao mesmo tempo tímido de ser?

Não quero dizer que não devemos pegar elementos e idéias de outros artistas, quanto mais influências e referências tivermos melhor.
Coloque sua alma, sua verdade pra fora, tenho coragem de ser você mesmo!

Por Jonathan Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário