sábado, 9 de abril de 2011

GRAVAR TUDO DE NOVO!


Esse assunto, dependendo da situação dá um certo medo, não é mesmo?
Mas esse muitas vezes é o melhor camanho quando determinado instrumento não ficou bem gravado em uma música, em certos casos é melhor até mesmo refazer o trabalho todo.
Também já vi casos em que por questões técnicas relacionadas ao armazenamento, problemas no HD ou por não fazer um backup, muita gente perder tudo que havia sido gravado!


FORÇA PARA O RECOMEÇAR

Sabemos que não é fácil refazer todo um trabalho, principalmente no caso citado acima, quando já estava tudo pronto, mas isso pode acontecer até com grandes artistas em grandes estúdios, como por exemplo Ed Motta, no documentário Poptical do seu DVD, onde ele mostra alguns trechos durante a gravação, e comenta o lado bom de ter que refazer o trabalho perdido, diz o quanto ama gravar e estar novamente em estúdio é mais uma chance de vivenciar esse momento.

Já quando chegamos a uma determinada etapa da gravação, onde temos muitos instrumentos gravados mas notamos que houve algum erro na captação, ou mesmo na execução em algum instrumento, uma das grandes preocupações passa a ser o orçamento e relação ao tempo gasto em estúdio e com os músicos contratados.
Daí, sentimos o peso de se gravar de forma independente e de não ser nenhum popstar, isso quando no auge de ser Popstar as grandes gravadoras bancavam muitas regalias, enre eles muito tempo de estúdio.Os Beatles por exemplo, quando descidiram gravar o Sgt Pepper's que é considerado um dos principais albums de todos os tempo, gastaram cerca de 700 horas de estúdio em 129 dias.


VALE A PENA

Acredito muito no sonho (talento e qualidade de um projeto) de cada artista, banda, músicos, cantores, então quero dizer, que se o trabalho for sério de verdade, vale a pena refazer e investir!
Citei o exemplo da gravação do Sgt. Pepper's apenas para mostrar que um bom trabalho nem sempre se faz em poucos dias e sem muito trabalho, pois depende de muitos outros fatores.
No caso dos Beatles, creio que o que pesou mais foi fazer um trabalho ousado com idéias até mirabolantes para os padrões e a tecnologia da época, pois era bem mais difícil conseguir tais resultados, o que encareceu bem mais, ao contrário do primeiro album deles que foi gravado em menos de 10 horas!


CONCLUSÃO

Não podemos acreditar que podemos concluir uma gravação e obter sucesso em todos os aspectos técnicos e artisticos, simplesmente entrando em estúdio, sem considerarmos qual estúdio (e até a equipe envolvida) terá melhores condições, seja em equipamentos, características acústicas ou mesmo "conceituais" que melhor se encaixem com o perfil do projeto!
Repito, muitos dos trabalhos de grandes nomes mundiais não foram gravados do dia para a noite, basta conferirmos a quantidade de takes alternativos de uma mesma sessão para a gravação de algum grande sucesso internacional, por exemplo... são muitos "remakes" principalmente se o objetivo é uma gravação mais natural, que não recorra tanto ao "copia e cola" dos tempos atuais.Mesmo assim, isso não dispensa a necessidade prévia de haver muitos ensáios e a maior segurança possivel por parte de quem vai gravar, assim como a lição de casa, que é a pre-produção.

Por Jonathan Richard

Um comentário:

  1. Ter que refazer um trabalho que já estava pronto é sempre uma coisa desapontadora...

    ótimo post.

    ResponderExcluir