quarta-feira, 27 de abril de 2011

CABOS BLINDADOS


















Muitas vezes em uma instalação deparamos com sistemas que apresentam “zumbidos” de fundo, e ás vezes são tão intensos que inibem o sinal que se deseja amplificar.
Todos os sinais de pequenos níveis exigem que sejam blindados os cabos que os levam aos amplificadores ou mesas de mixagem, justamente porque a nossa rede domiciliar irradia o incomodo zumbido de 60 Hz, que por ser de ordem de 168 Volts de pico em corrente alternada (AC), já é mais do que suficiente para “invadir” e se somar a estes níveis, e um cabeamento aberto funciona como uma “antena” para todos os sinais irradiados nas proximidades da instalação.
Não se deve confundir cabo blindado com cabo coaxial. Tanto um como o outro até podem ser usados em sonorização, mas, somente os coaxiais servem para serviço de Telecomunicação e de Radio Difusão, devido as suas características dielétricas constantes.

SABER ESCOLHER
Quanto ao melhor cabo blindado, os de malha trançada são considerados os que menos zumbido apresenta em linha aberta, ou seja, uma extremidade ligada ao amplificador, e a outra sem qualquer conexão.
De qualquer forma você deseja saber qual o cabo com menos indução (Nome dado a capacidade de captar ruídos externos) oferece, poderá ser feito o teste de “malha aberta”; colocando uma das extremidades do cabo de 100 metros que você deseja adquirir á entrada de um amplificador de potencia, com o volume próximo ao Maximo. A outra extremidade devera esta aberta. Não devera ser observado zumbido, se a peça de cabo for realmente de boa qualidade.
Com relação a durabilidade,esta associada a quantidade de “filetes” que possui o seu condutor central (fios finos que compõe). Quanto maior for a quantidade de filetes, e quanto mais flexíveis forem os mesmos, maior será a durabilidade do cabo, e menor  será a chance de rompimento durante o serviço. Não são recomendados cabos com filetes rígidos, pois os mesmos durante o tempo de uso acabam por se romper internamente, principalmente durante o recolhimento.
Dependendo da finalidade, os cabos de filetes rígidos, alguns tipos possuindo fios de aço misturados aos de cobres, podem ser usados tranquilamente em serviços de auto-suporte (esticados no poste).

TIPOS DE CAPEAMENTO
Outro fator importante é o tipo de capeamento usado. Os tipos emborrachados são os mais cômodos, talvez não sejam os mais duráveis devido a sua altíssima flexibilidade, permitindo o rompimento do condutor central quando tracionado (esticado). Já os capeamentos plásticos já permitem um auto-suporte externo evitando que trações (estiramentos) acabem por romper o condutor central. Contudo, você deverá associar a qualidade do material usado ao beneficio do seu serviço de sonorização.
São considerados pequenos sinais, necessitando de cabeamento blindado:
a)      Saídas ou entradas nos pré-amplificadores, amplificadores e mesa de mixagem:
REC, TAPE, LINE IN, LINE OUT, AUX, FM, MIC P.A. e LINHAS BALANCEADAS.
b)     Saídas Guitarras elétricas e microfones em geral.

Portanto caros amigos é importante cuidarem dos seus cabos pois convém lembrar que 99% dos problemas de instalação sonora são provenientes de cabos partidos ou conexões mal feitas.

Por Thadeu Alves 
Técnico em Mixagem              

Nenhum comentário:

Postar um comentário