segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POR DENTRO DO ESTÚDIO


Quero compartilhar com vocês um assunto bem manjado em muitos textos de revistas especializadas e em foruns de discussão, é polêmico e controverso... ANALÓGICOxDIGITAL.

Acredito que tudo depende muito de cada proposta musical, de cada idéia e conceito relacionado para determinar a escolha mais coerente na hora de gravar um projeto, isso depende do nosso talento natural em sabermos interpretar cada sensação em relação e as qualidades da acústica e do som como um todo.

Por outro lado, na minha opnião, penso que não devemos nos fechar nem de uma lado nem de outro, os defensores do digital comentam sempre que é um caminho sem volta, os defensores do analógico dizem que só assim é que se tem o som real.
Partindo desse presuposto de quem diz que o digital é um caminho sem volta, concordo que seja, mas até certo ponto, do ponto de vista comercial em grande escala, sim, mas não no sentido amplo das coisas, pois nada impede de usar coisas que são até milenares mas que até hoje são produzidas, em pequena escala é verdade, e até mesmo no formato homemade, mas são um diferencial.

Baseado na idéia de sabermos como melhor discernir as sonoridades, sensações e timbres específicos que queremos conseguir para um determinado projeto, vale lembrar que tudo também depende muito de elementos como: Performance dos músicos, arranjo, estrutura da música, qualidade dos instrumentos (muitas vezes até a "falta de qualidade" pode ser o diferencial), o estilo e caracteríscticas acústicas e estéticas, mas pricipalmente ter um conceito artístico e musical.

Com a evolução natural das coisas vem as facilidades tão almejadas pela humanidade para cada objetivo, mas será que tudo que é muito fácil deve ser tomado como padrão e referência de qualidade?!
Será que as mesmas características sonoras que se busca como padrão em um disco de Punk Rock são as mesmas daquele "Sucesso do momento"?!

Muito se tem o Pro Tools HD como o grande as do momento, mas não creio que ele faça tanta diferença para aquela banda que Rock Clássico e retrô que busca um som sujo e áspero!Por outro lado concordo quando uma banda Pop ou de característica "padrão de sucesso" para o grande mercado façam questão por esse processo.
Ao final como tantas coisas na vida tudo depende do gosto, do que se tem em mãos e se mdúvida o bom gosto e a dedicação aquilo em que se trabalha.


Por Joanatan Richard



Nenhum comentário:

Postar um comentário