sexta-feira, 3 de junho de 2011

DICAS PRECIOSAS PARA UM BOM CHECKING ÁUDIO


Gente eu gostaria de falar pra vocês desta vez sobre a importância de um bom checking áudio (passagem do som) de sua banda em um evento com características de festival ou festa de rua. Tem sempre aquela situação em que você vai participar de um show seja de rock, sertanejo ou forró em que existem umas duas bandas antes de você e mesmo assim você quer passar o seu som para garantir uma boa performance mais tarde. Mais o que geralmente acontece é justamente ao contrário parece que quando você vai tocar a noite tudo foi revirado não esta do jeito que você deixou. Então pra evitar esse tipo de problema vão algumas dicas:
1-        
      1 - Mesmo a mesa sendo a ultima palavra em tecnologia digital que pode salvar a cena de tudo que o técnico endereçou e equalizou e etc. Mesmo colocando no seu pen driver pessoal lá no palco tem uma equipe que nem sempre decora qual o canal do violão da terceira banda ficou a tarde se foi no lugar da guitarra base da segunda, etc.   SOLUÇÃO- O seu ROADIER pessoal pode escrever tudo que se passou no checking em um bloco de anotações (Analógico ou digital não importa) marcando com fita os cabos dos microfones e os direct boxes usados na sua banda.
2-       
        2 - Posição de monitores e pedestais também sempre é bom decorar ou anotar para se voltar ao mesmo lugar na hora do show
3-     
        3 - Se sua BATERIA é usada só na hora que o seu músico for tocar é de extrema importância que se checking todos os canais principalmente os que forem diferentes dos outros anteriores a você, para assim evitar um desavisado ligar trocado os canais de trigers de bateria eletrônica, por exemplo: “Vá por mim, isso já aconteceu comigo e não faz muito tempo não”
4-     
        4 - Tomadas de AC dos amplificadores e teclados pedais de efeitos e etc. com consciência que eletrônica e energia sempre são criaturas temperamentais é bom conferir tudo isso com naturalidade como se tivesse afinando um instrumento.
5-       
      5 - Os técnicos tanto de P.A. quanto de monitor devem se a mesa for digital da uma olhada em todas as configurações da cena pra não ter surpresa como, por exemplo, um Reverb que com capricho selecionou todos os parâmetros para se encaixar na mix e por uma fatalidade não ter sido salvo na cena. “Acontece sim” ou aquele equalizador virtual que você destinou ao bumbo, ao voltar a sua cena ele esta configurado para um auxiliar, simplesmente por você não ter salvo na cena, e quando fez o RECALL a configuração voltou a cena anterior.
6-       
      6 - Dica: sempre que fizer um novo ajuste na sua cena salve logo em seguida.
7-       
      7 - Muitas vezes você está na mesa de P.A. e a empresa não colocar nenhuma forma de comunicação com o palco. Ai é um Deus me acuda porque os produtores, rodies e músicos nunca olham pra você só quando o som da uma microfonia ou para o sem fio por falta de bateria. SOLUÇÃO- Peça ao seu produtor para comprar aqueles rádios ALL TALK (COMUNICAÇÃO) ou recrute um rodie para uma função de pombo correio para enviar e buscar informações do que acontece naquele momento.
8-    
        8 - Espere a banda que está tocando antes de você para o show deles e retirarem todo o material que pertencem a eles do palco e só assim subir o seu material evitando trocarem algum equipamento sem querer.
9-       
      9 - Caso a banda use sistema de retorno com fones de ouvidos (pontos) o ideal é que todos os músicos ordeiramente se posicionem em seus lugares e façam um checking para saber se não foi alterado nada do checking da tarde, uma boa dica é o técnico de monitor pedir para um músico checar o seu retorno e logo em seguida esse mesmo músico tocar para os outros que quiserem ouvi-lo também chequem os seus retornos pessoais de ouvido.

Bom, gente, o importante é que todos fiquem atentos a tudo e a todos para que o show seja realmente um sucesso.
Um abraço e até a próxima.
                                                 
Thadeu Alves é Técnico de áudio a 27 anos de profissão Atualmente é mixer de vários artistas da cena musical Pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário