quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Motivos para contratar um Produtor Musical


Você talvez já deve ter se perguntado sobre como seria o resultado final daquelas suas composições que estão há tempos escritas em um velho caderno ou mesmo no seu computador.Certo?

Mas você não tem ou não faz parte de uma banda para trabalhar suas composições, ou mesmo sendo uma banda não sabe por onde começar, qual estúdio escolher, etc.
Com certeza também deve ficar imaginando como conseguir aquela sonoridade "tão marcante" tipo a daqueles discos que você tanto admira.Certo?

O acompanhamento profissional de um produtor pode fazer toda a diferença em se tratando dos pontos citados acima.

Mas o orçamento já é curto, ainda contratar um produtor?!

Já ouviu o dito popular "O barato pode sair caro"!

Pois é amigos, as situações que são encontradas em estúdio de gravação, em especial para os iniciantes, podem até ser como "armadilhas", e consequentemente podem até aumentar mais os custos, e ainda pior, o resultado que você esperava passar longe!

Pense na sua música como algo que você está investindo, e não jogando dinheiro fora, sem contar que sua música, sua arte seu sonho não tem preço, por mais que a realidade de mercado seja difícil.
Quanto vale o sonho de um alguém, por quanto você venderia seus sonhos e ideais?

Qualidades de um produtor

Que qualidades seriam essas?!

Dependendo do produtor, sua música pode ficar com uma "cara" completamente diferente, e o resultado pode ser bem diferente do realizado sem produtor.
Como exemplo podería citar vários grandes nomes internacionais e nacionais que mesmo com vários anos de experiência em estúdio ainda optam em ter um produtor para seus albuns.

Entre as qualidades do produtor, vai contar muito a experiência e o conhecimento, mostrando sempre o melhor caminho e escolhas certas para o trabalho do cliente, gerenciando de forma artística e técnica os elementos que compõem suas músicas e idéias.
O produtor deve estar presente desde a pré-produção até a masterização, assim como no momento de orçamento e indicação do melhor estúdio que seja coerente com o projeto e o perfil financeiro do cliente.

Lembrando que mais que qualidades técnicas e experiência, vale muito a sensibilidade e bom gosto na hora do produtor sugerir em cada etapa!

Então pessoal, vamos arregaçar as mangas e produzir boa música cada vez mais!

Por Joanatan Richard

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mixando o trabalho da Glassbird


Estamos prestes a concluir mais um trabalho, o da Glassbird, são 14 super composições, e como já foi citado, nele encontramos elementos do anos 50, 60 e 70, tais quais o Rhythm and Blues, Psicodelia, Hard Rock, Funk, Soul, Rockabilly, Merseybeat, etc.
Por esse motivo e pelas características de cada gênero a serem colocados dentro do mesmo recipiente, nesse caso, o disco, então procuramos fazer uma mix diferenciada, procurando valorizar as qualidades e propiedades sonoras de cada música, de cada arranjo e suas sonoridades peculiares.
Um dado que vale mencionar é que não gravamos nem estamos mixando em um dos melhores studios do mundo, nem com o mais conceituado e aclamado equipamento ou plataforma de gravação!
De uma coisa tenham certeza, estamos trabalhando movidos a muita paixão pelo nosso trabalho, especialmente por se tratar de música de boa qualidade.

O resultado

O resultado final está ficando muito próximo da sonoridade que almejamos e usamos como referência... falando abertamente, particularmente falando trata-se de um projeto que está totalmente dentro do meu universo musical, coisas que sempre escutei e pesquisei desde a adolescência, isso tem facilitado para alacançarmos algo muito próximo do som dos anos 60 e 70, sem perder o senso de originalidade que deve-se imprimir a todo trabalho artístico.
Seguindo a idéia do própio mentor do disco em nos basearmos bastante na obra dos Beatles, posso dizer que apesar disso o trabalho ganhou cara própia, assim como poderão notar influências musicais e da sonoridade tanto do que veio antes e os influenciou, tanto com o que veio depois deles já nos anos 70 (e por que não dizer também das décadas seguintes?!), o resultado realmente está ficando com a cara do GLASSBIRD!

Importância do bom entendimento entre técnico e o produtor 

Mas também sei que não estaríamos conseguido bons resultados se Heverton Fagner o técnico do estúdio não estivesse trabalhando com afinco e solicitudo em relação ao projeto, tanto na hora de fazermos a captação de cada instrumento quanto como está sendo na mixagem.

Em meio ao nosso ressequido mercado musical que fecha as portas para o que não é descartável, para o que julgam ser "diferente" ou "sem futuro", sentimos muita alegria e realização profissional, por sermos apaixonados pela música e tudo o que estamos conquistando no sentido sonoro e musical!

Por Joanatan Richard